10 de fevereiro de 2009

Santo André - BA

(Rio João de Tiba)

“Conta a lenda que há um Santo André de ouro guardado no fundo dessas terras. O santo foi trazido por um padre temeroso que a imagem desaparecesse como tantas outras da sua Igreja... Em Vila de Santo André tem algo que não vemos e nem tocamos. Apenas sentimos como o brilho do ouro no fundo da terra.”
Tirei essa descrição do site oficial de Santo André : http://www.santoandre-bahia.com/ não só por contar a possível origem do nome mas porque descreve em perfeição o ar poético que se sente naquele lugar. Tem mesmo algo que não vemos e não tocamos, só sentimos. A vibração é muito positiva. As pessoas tem alguma coisa de especial. E Santo André é só mais um carimbo do quanto a Bahia é linda de morrer!
(João fotografando a vista atrás do mangue de Santo André)

Fica há 25 km de Porto Seguro, pertence ao distrito de Santa Cruz Cabrália e pra chegar lá é preciso atravessar o rio de balsa. A vila de pescadores, que basicamente consiste de 1 rua principal, é uma enseada com um trecho voltado para o mar e o outro para o rio João de Tiba.
O lugar ainda é pouco explorado e esperamos que assim permaneça. Me parece que as pessoas que moram lá, muitas delas com suas histórias citadas nesse site que indico acima, têm consciência da importância de se proteger a natureza para manter a qualidade de vida. Mesmo assim, todos os dias na hora do almoço chega a chalana da CVC com mais de 100 pessoas que desembarcam na praia pra passar mais ou menos 2 horas comendo, bebendo e curtindo. O som é altíssimo e a bagunça é grande. Faz parte, são muitos os que vivem do turismo, mas que dá um medo da “farofa” se tornar o prato principal, ah dá!

O ponto negativo da nossa visita à Santo André foi que o João pegou uma virose e teve febre. Isso fez com que a gente acabasse passando muitas horas dentro do chalé que alugamos. Ainda bem que estávamos bem instalados.
Acho que na nossa viagem tem vários anjos nos acompanhando. Um dos mais presentes é o “anjo da hospedaria”! A gente só arranja lugares muito bons pra se hospedar. Sempre com um preço mais do que acessível, são lugares confortáveis, limpos, cheios de estrutura e em localizações privilegiadas!
(Um dos chalés do Quintal Tropical onde nos hospedamos)

Em Santo André nos hospedamos no Quintal Tropical - da Gracinha. A Graça é uma Amazonense/Carioca que mora em Santo André há mais de 15 anos. Ela, junto com seu marido Celso, tocam esse lugar lindo que, alem de duas cabanas para aluguel, servem um café da manhã que é digno de hotel 5 estrelas. Tem todas as frutas possíveis, sucos naturais feitos na hora, queijo, geléia caseira, além de um pão integral que a Graça mesma faz. Delicioso! As cabanas são muito aconchegantes, com camas enormes e o casal fez questão de nos receber como amigos.
(Nosso chalé em Santo André)

Anotem aí a indicação do lugar pra ficar quando visitarem Santo André (o preço é excelente!):
Quintal Tropical Chalé
Email: celso-paternostro@hotmail.com
Fone: (73) 99655373 / (73) 99999487 (Graça ou Celso)
End: Rua Beira Rio S/N – Santo André

(Praia Guaiú acima e abaixo)
Nos dias em que o João melhorou da febre, passeamos pelas praias de Santo André e da Ponta de Santo Antonio (juntas parecem uma única e extensa praia) e fomos até a Guaiú outra praia linda que fica há mais ou menos 17 km de Santo André. Dizem que a Mogiquiçaba, há 25 km, também vale a visitação, mas essa teremos que deixar pra depois porque o sol forte e o calor não estão para brincadeira!

Outro passeio muito recomendado que acabamos não podendo fazer é o passeio de barco para mergulhar nos corais de Araripe e Coroa Alto. Vai ter que ficar pra próxima. Mas só a praia de Santo André já vale a pena. Quando a maré tá baixa, ela forma várias piscinas naturais que são deliciosas. Vale a pena também alugar um caiaque pra remar pelo manguezal (a foto ao lado mostra o João se aventurando - tudo para uma boa foto!).
Até a próxima Santo André!

4 comentários:

Anônimo disse...

Eeeeeee! Enfim um lugar que eu fui antes de vocês!
Que bom que gostaram, Santo André realmente tem um clima pra lá de especial... Dizem que Mogiquiçaba e Araripe é ótimo, hahahaha, eu recomendo!
Bjs enormes dessa pessoinha que está em falta aqui pela falta de tempo.
Amo vocês.
Bjs,
Cacá

Anônimo disse...

que lugar lindo.
alias, nada é feio na Bahia, certo?
muito lindo mesmo.
quem sabe um dia eu vou conhecer todo este paraiso né?
por enquanto , eu estou feliz de viajar atraves das fotos e palavras lindas que voces .
John Boy, se cuida menino!!!
ou vem aqui pra casa que eu cuido de voce....mesmo na minha cadeira de rodas.
saudades

Anônimo disse...

tenho certeza de que se eu risse menos seria menos feliz...concordo com o Dalai Lama...
e adoro viajar com vcs...
Viva a imaginação!!! e se não fossem as fotos lindas do João estaria imaginando , quem sabe, talvez com mais ou menos beleza, sem ter a certeza de que tudo é verdade.
Mas como acabei de dizer com suas fotos João e suas histórias Amélia, devo dizer que vcs fazem um belo par...
Que os anjos os protejam sempre
beijos com saudades e admiração..
titia

Anônimo disse...

Oi meus amores!
Não tem muito pra comentar e não ser dizer o qto estão sendo verdadeiramente abençoados por TUDO que estão vivenciando!
Curtam muuuuuiiiiittoooooo mesmo!
Bjokas no coração!
Karla