16 de fevereiro de 2009

TRANCOSO

Passamos por Trancoso em duas ocasiões durante este trecho da viagem pela Bahia. A primeira foi quando estávamos em Caraíva e o casal que estava conosco queria curtir a praia de lá (Trancoso fica a mais ou menos 40 km de Caraíva). A segunda visita, que foi depois de Santo André, foi para curtir o Club Med (férias da viagem!) já que eu havia ganho 2 diárias de presente da minha mãe. Ela faz tanto evento lá que a sua empresa NC Eventos esta na classificação “Incomparable”- é uma das agencias que mais vende Club Med no Brasil e tem direito há algumas diárias gratuitas por ano.Tenho que confessar que a experiência da praia foi terrível. Para parar o carro na rua você paga R$ 5,00. Depois desce na praia (dos Nativos, que fica exatamente abaixo do Quadrado, a praça principal) num calor insuportável. A praia é linda, cheia de falésias, mas só há 1 opção de restaurante pra você sentar na sombra. Só que esta opção custa R$30,00 por pessoa - para sentar! (Lembrando agora realmente dá vontade de rir!)

A outra opção, que foi a que fizemos, é caminhar alguns metros até a praia dos Coqueiros. Não deu nem pra ver se lá há coqueiros porque a praia é infestada de barracas e restaurantes. Muito barulho. Tudo muito caro. Pessoas muito excêntricas, coloridas, tererês, música alta, enfim, de tudo um pouco – Axé!
O João abandonou o barco, quer dizer, o restaurante! Deixou a gente lá no meio da galera e foi ler o livro de Sai Baba encostado numa canoa a uns 500 metros da farofa. Mas eu, a Nat e o Diogo desfrutamos de uma boa cervejinha e constatamos o quanto a vida é bela – longe de tanta bagunça!

Já na segunda experiência, a do Club Med, ahhh - paraíso! (pelo menos pra mim)
Já fui há muitos resorts por aí e nunca consigo sentir o prazer que o Club Med proporciona. Não quero e nem preciso puxar sardinha pra ninguém mas acho que resort, resort, só o Med mesmo. A energia é especial e sentimos isso bem nos dois dias que estivemos lá.

João não é muito fã deste tipo de turismo (ficar numa piscina com cloro em frente ao mar), o desperdício também o encomoda. Mas se divertiu brincando de arco-e-flecha e claro fotografando as belezas da natureza ao redor. Numa das manhãs ele acordou para fotografar o Sol nascendo e disse ter visto o mais belo arco-iris de sua vida. As fotos virão depois, serão reveladas.

Uma das grandes dificuldades que estamos tendo nessa viagem pra Bahia é o sol forte e o calor. O sol nasce antes das 5 da manhã então às 9 ele já esta fritando como se fosse meio-dia - e assim permanece até as 5 da tarde. É muito quente! O gasto em protetor solar está pesando no orçamento!!!! E a minha pele não está aguentando. Não aguenta mais o sol e não aguenta mais o protetor solar!
Então tenho que confessar que na primeira manhã que passamos no Med eu e o João só queríamos saber do quarto com ar-condicionado! Acordamos cedo pra tomar café da manhã, voltamos pro quarto, e só saímos de lá na hora do almoço! Mas felizes da vida. Um sorrisão no rosto de termos passado a manhã inteira tomando banho de ar condicionado!

O Club Med fica na praia de Taipe, entre Trancoso e Arraial D’ajuda. A praia é belíssima. Muito bonita mesmo. E rendeu boas fotos.
Visitamos também o Quadrado, que apesar dos preços exorbitantes dos produtos vendidos nas lojas e nos restaurantes, é um lugar lindo de passear no fim da tarde.
Para quem não sabe, o Quadrado é o vilarejo em Trancoso que faz mais sucesso que as praias. É um enorme gramado com casinhas coloridas ao redor e uma igrejinha que fica no topo da falésia. Dizem que o nascer da Lua é fantástico. No dia em que fomos lá, 2 de fevereiro, era o dia de Iemanjá. João estava fotografando um batizado de capoeira e de repente passou uma pequena procissão carregando a estátua de Iemanja até o mar. Entre cânticos e muita emoção ,João estava lá clicando - foi um momento bem especial pra ele, afinal Iemanja é a rainha das Águas do Brasil! Foi um privilégio estar na Bahia num dia como esses.
É um privilegio estar vivendo tudo isso!

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi meninos

Adoro viajar com vocês e saber que o Brasil tem um potencial de beleza natural que a maioria dos brasileiros desconhecem. Que privilégio vocês estão tendo!
As fotos são tão maravilhosas e as descrições tão reais, que nos levam a imaginar que já conhecemos todos esses lugares que vocês colocam no blog. Muito legal!
Mas concordo com a Amélia, que com o esse calor insuportável que tá fazendo, nada como se entregar às delícias de um ar refrigerado!!!! Renova as energias e equilibra a pressão, dando ânimo prá novas explorações. Nada como o equilíbrio, para aproveitarmos com disdposição todas as sensações sentidas. Não se privem disso, pois conforto também é muito bom!
Grande beijo da tia Memey

Anônimo disse...

Sofrendo com o sol??? Cada um com seus pobrema né...
beijos da lê que nao aguenta mais a chuva e os 5 graus negativos da Bélgica...

Anônimo disse...

VIVA O AR CONDICIONADO !!!!!!!
QUEM NÃO GOSTA DE UM FRESQUINHO ...ISSO MESMO MENINOS CURTAM O CONFORTO QUE A VIDA OFERECE A VCS..BEIJÃO ADOREI NOSSO PAINHO NO SKIPE..BOA VIAGEM BEIJÃO TITIA

Anônimo disse...

Oguntê, Marabô, Caiala, e Sobá Oloxum, Ynaê, Janaina e Iemanjá
São rainhas do mar
Mar...
Misterioso mar
Que vem do horizonte
É o berço das sereias
Lendário e fascinante...

Sigam em paz, SEMPRE!!

Com carinho gigatesco, Sabrina :)