16 de julho de 2008

De volta aos Cânions

Com uma rápida e tranqüila viagem saindo de Canela, chegamos ao município de Cambará do Sul. Já tínhamos visitado o Parque Aparados da Serra 3 semanas antes, mas não havíamos conhecido tudo. Desta vez tivemos a oportunidade de rever outros cânions, passando por um novo roteiro e finalmente com Sol e Calor!
No primeiro dia fomos à Cachoeira dos Venâncios. Pelas informações que havíamos recebido, achamos que seria apenas mais uma bela cachoeira, depois de algumas já visitadas na região.
Percorremos 17 km de estrada de terra passando por campos e entramos na fazenda por uma estradinha cercada por pastagens e gado. Em um determinado ponto tivemos que deixar o carro e seguir a pé. Já no início da pequena trilha, ficamos encantados com a formação vegetal do lugar, e tamanha foi a nossa surpresa ao ver através da mata aquele grande “lençol branco”. São várias quedas, a principal com 5 metros de altura e 100 de largura! Ficamos algumas horas por ali só curtindo o visual, o som das águas e a tranqüilidade do lugar e, quando o sol apareceu entre as nuvens, dei um bom mergulho no rio Camisas. Foi um dia muito bonito e especial para nós dois.

O dia seguinte amanheceu quente com raras nuvens no céu. Sem dúvida um dia excelente pra conhecer a maior atração do Parque Nacional de Serra Geral, o Cânion Fortaleza.
Depois de quase uma hora de estrada de terra, chegamos ao parque e fomos recebidos por dois pequenos passarinhos que cantavam sem parar - assim começamos a nossa caminhada! O impressionante é a grande dimensão de tudo no lugar. O cânion tem 7,5 km de extensão, 900 m de profundidade e até 1,5 km de largura; ou seja, nos sentimos como uma formiga no meio daquela imensidão! Ficamos algumas horas por lá caminhando e contemplando essa esplêndida obra da Natureza. Não tem como não refletir sobre como tudo foi criado. Por mais que haja explicações científicas, podemos sentir uma grande força por trás de tudo isso. O lugar tem uma energia e tanto!



Continuamos o nosso passeio para conhecer a Pedra do Segredo, uma grande pedra equilibrada numa base estreita, que fica em cima de uma das paredes do cânion. Logo no início da trilha, um casal nos deu a dica de seguirmos pela margem do rio para chegarmos até lá, pois este caminho seria o mais bonito e fácil. Seguimos a valiosa dica e acompanhamos o rio na caminhada. Que surpresa! O rio despencava do alto do Cânion Fortaleza, numa visão deslumbrante! Era a cachoeira do Tigre, de 200 m de queda!



Um tempo depois, uma nevoa começou a subir vinda do interior do cânion, parecia coisa de filme! Quando conseguimos avistar a Pedra do Segredo, ela aparecia e desaparecia no meio da névoa, fazendo jus a seu nome. Já era tarde e como a névoa avançava trazendo o frio, resolvemos retornar para Cambará do Sul. A visita à Cambará foi uma surpresa muito agradável. Não imaginávamos que o lugar guardava tantos segredos. Vale muito a pena conhecer!

6 comentários:

Anônimo disse...

Heeeeey Baby Sister. Que fotos LINDAS!!! Tô aqui acompanhando sempre! Beijos, Bruna.

Anônimo disse...

Meninos

Andei sumida, mas estou aqui novamente. Lindas as fotos! Amo viajar com vocês, embora não tenha tanta coragem!
Beijocas da tia memey

Anônimo disse...

As fotos estão maravilhosas... Quero muito viajar um tempo com vocês, acho que vou amaaaaar! O contato com a natureza é impágavel pra qualquer ser humano! Por enquanto, vou me contentando com as Paineiras que tem seu valor... Um beijo e um cheiro nos dois!
Cacá

Morada Ecologica disse...

OI..aqui alejandra (baleias franca),nossa!!...desde aquela manha que entraron na agencia vi uma luz nos olhos de voçes ..daquela particular que me identifico muito..para bens pelo seu caminho espiritual,espero muitos tenham a sorte de se cruzarem com voçes nesta viagem e acrecentem seres humanos concientes de fazer parte da natureza..do planeta!...boa viagem e nos estaremos cruzando novamente...assim conhecem minha filhota,e meu companheiro..,nosso blog é moradaecologica.blogspot.com beijos..Ale

Anônimo disse...

Oi amigos queridos,
que lugar "auspicioso" e mágico. As fotos estão lindas.
Aqui no RJ tem feito dias de Sol, e muito azul, mas frio, imagino como esteja frio ai no Sul. Dia 16 foi meu aniversário, e pensei em vcs, nessa jornada, nos lugares maravilhosos que estão passando, conhecendo novas pessoas/amigos, enfim essas reflexões quando fazemos nossos projetos na data de aniversário.
Um grande beijo pra vocês. Com carinho, Rachel

Anônimo disse...

meninos que lugar mais lindo!!! e minha filhota linda na foto? vc estava orando baby? no minimo , agradecendo a Deus por toda esta beleza né? tambem estamos fazendo o mesmo , só que a lit bit much more expensive. ai vcs nao precisam pagar pra ver tanta beleza.
tomara que muitas pessoas possam visita o blog de voces, ver as fotos lindas de John Boy e seus comentários lindos , poéticos.
God bless you !!!
love cheia de saudades!
mas tambem com a mala repleta de temperinhos gostosos pra comida de voces!!
nunca vi maconha, mas tem um que me parece ser "primo - irmao "!!hahahah
marronzinho, com cheiro de capim!!!!
saudades
SAUDADES
SSSAAAUUUDDDAAAADDDEEESSS