19 de julho de 2008

No interior do Cânion

Depois de curtir as emoções e belezas de Cambará do Sul voltamos para Praia Grande para terminar o roteiro dos Cânions. Já havíamos passado em Praia Grande há um mês mas devido as más condições do tempo, não havíamos feito o passeio mais interessante.

Tivemos o prazer de mais uma vez ser conduzidos pelo pessoal da APCE (Associação Praiagrandense de Condutores de Ecoturismo - www.apce-sc.com.br/ ). Desta vez quem nos guiou foi a simpática Gizaela. Segundo ela, a trilha do Rio do Boi é um passeio imperdível pra quem quer de fato sentir a energia do Cânion Itaimbezinho. Trata-se de uma trilha pelo interior dos paredões deste gigante, de onde despencam várias cachoeiras lindíssimas. O grande desafio é que a caminhada, que pode durar até 8 horas, é inteira feita pisando e se equilibrando em pedras no leito do rio. E é necessário passar por dentro d’água umas 20 vezes com a água gelada até o joelho.

A caminhada exigiu muita concentração, na certa uma forma de meditação, que consistiu em olhar o tempo todo para onde estaríamos dando o próximo passo. Parávamos de vez em quando para admirar a paisagem que era diferente e singular em cada trecho. Hora tinham poços de água cristalina, hora cachoeiras caindo dos paredões, corredeiras, sem contar as sortidas pedras, mescladas em cores, tamanhos e formas diversas.


Como o rio estava bem seco não tivemos muitas dificuldades, mas é claro que houveram uns escorregões, eu mesmo caí duas vezes dentro d’água e por pouco não molhei o equipamento fotográfico. Para que isso não acontecesse, em alguns trechos tivemos que trabalhar em equipe – atravessando o rio de mãos dadas par que um pudesse se apoiar no outro.

Após a pausa para o lanche num cenário cinematográfico, começamos a retornar. O interessante é que na volta tudo estava diferente devido à luz. A cachoeira que na ida estava na sombra passou a ter sol e outros trechos onde batia sol, agora estavam sombreados. A impressão que tive é que estava passeando num outro lugar.

E assim, após seis horas de passeio, retornamos pra cidade. Todos cansados e com fome porém com a alma repleta de felicidade!


Obrigado "Pacha Mama"!

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Mé e João
não tenho apresentado nenhum comentário porem tenho prestado atenção na viagem, este conhecimento de vida, poucos tem desprendimento para realizar.
Tenho grande carinho e admiração por vcs

Bjs

Serjão

Anônimo disse...

OI john boy! tentei falar com vcs no skype mas parece que vcs estao ocupados..que pena! aqui em Barcelona sao 1.30 da manha de 2a e estamos tendo uma experiencia muito boa , mas completamente diferente da de vcs que esta um PETÁCULO como dizia um cliente porto riquenho nosso.
que continue assim.
entao amanha tem calorzinho de ctba e da tia Esther. que maravilha né???
aproveitem e parabens pelo dai do amigo, pela quantidade de novos amigos que vcs estao fazendo alem de encantar os que ja existem
love, saudades e muitos temperos gostosos pra comidinhas de voces , comprados na viagem
mummy

Anônimo disse...

João,
Parabéns pelas belas fotos! Elas expressam a intensa beleza que a Trilha do Boi nos presenteou naquele ensolarado sábado...
Desejamos que as inúmeras trilhas que tu e tua namorada ainda irão percorrer nesta expedição sejam experiências tão grandiosas quanto esta!
Um grande abraço dos parceiros da trilha do boi,
Gabriel e Natália!
PS: se não for te dar mt trabalho, tu podes nos mandar algumas das outras fotos que tirastes? O nosso contato é gabripoa@hotmail.com

Anônimo disse...

Amores, dentro do cânion! Assim vocês me matam de inveja...
Bjs,
Cacá

Anônimo disse...

João querido!!!

como você está pelo nosso maravilhoso Brasil à fora, não tenho como te mandar um convite físico, mas mandei para o seu e-mail virtual para que fique registrado o nosso desejo de ter você perto nesse momento maravilhoso!

Sei que talvez não dê para você estar presente e tenho certeza que de onde você tiver receberemos muitas energias positivas suas.

Sei também que, se você não estiver será pelo melhor dos motivos, que é o que nos move em direção à esse caminho que estamos tomando também: a realização de um sonho!!

Bjs enormes e muita paz,

Fê e Victor
--
Visite-nos!
http://feevictor.wordpress.com/