23 de julho de 2008

Torres e Farol

Saímos de Praia Grande e demos uma passada rápida em Torres, RS, cidade famosa por abrigar as mais belas praias do litoral Gaúcho.

Fizemos uma caminhada pelo do Morro do Farol, que é o local ideal para avistar as belezas naturais da cidade. De lá se pode ver todas as praias, as torres, a Lagoa do Violão, as serras, as dunas e a Ilha dos Lobos.
Terminamos a caminhada no Parque da Guarita, cujos desenhos dos jardins foram feitos pelo famoso paisagista BURLE MARX. Almoçamos na beira da praia e seguimos viagem.

Voltamos para o litoral de Santa Catarina, desta vez o destino sendo o Farol de Santa Marta, que tem este nome devido ao farol construído por franceses em 1891, no alto do cabo de Santa Marta. O farol é um dos maiores do mundo, tem 29 metros de altura, com alcance de 92 km geográficos.
Confesso que logo na chegada ficamos um pouco desapontados com a paisagem do lugar. Eu já havia estado por lá há uns 15 anos atrás e na época havia umas poucas casas de pescadores. Agora o morro do farol está tomado de casas, pousadas e comércio. Uma construção em cima da outra, com pouquíssimo espaço para circulação. Pelo menos ao se afastar um pouco do farol, ainda é possível curtir praias bem desertas. Pra quem surfa o lugar é especial pois rolam “altas” ondas!

Como chegamos tarde, tratamos logo de conseguir um lugar pra dormir, e no máximo fomos até o mercadinho comprar algum alimento. Estávamos cansados e nos recolhemos cedo.
Ficamos em um camping mas conseguimos um chalé pelo mesmo preço do acampamento. Bem confortável!

Pela manhã ficamos na praia de bobeira contemplando o vai e vem dos barcos de pesca acompanhados pelas gaivotas. Foi bom poder curtir o sol que andava um pouco ausente. Compramos um peixe fresquinho e bem baratinho que foi o principal do nosso almoço - delicioso! O entardecer também foi lindo e privilegiado. "Brincamos" de fotografar - publicaremos em breve aqui no BLOG essas e muitas outras fotos que estão sendo reveladas.

Nosso próximo destino será a Praia do Rosa onde, se tivermos sorte, avistaremos as Baleias Franca que passam por lá nesta época do ano para reproduzir e amamentar seus filhotes.

Até lá.

João e Amelia

Um comentário:

Anônimo disse...

Depois de alguns dias ausente, volto a viajar com vocês. Estive nessa região do Rio Grande do Sul no ano passado, em uma viagem que fizemos pelo litoral. Torres é uma praia muito bonita e na ocasião ventava demais e não pudemos curtir tanto caminhar pela praia. A família da Sabrina tem uma casa numa praia menor, nessa região, bem próximo à Torres, não me recordo agora o nome. Lembro que ficamos em uma pousada bem gostosa, em frente à praia. Foram dias agradáveis, apesar do vento forte.
Beijos tia memey