25 de novembro de 2008

ESTAMOS DE VOLTA! ITATIAIA – RJ

Sim! Estamos de volta! Finalmente! É impressionante como as vezes o tempo parece nos pegar pelo pé! Não podemos ficar tanto tempo longe da natureza e da estrada assim. Esse é o nosso caminho agora.

Recomeçamos nossa viagem com uma boa dose de generosidade da Mãe Terra. O lugar que estamos acampados é uma floresta linda. Fica no cume de uma montanha e de cada lado dela tem um vale com um rio de águas límpidas e deliciosas. Dentro do camping tem várias trilhas que chegam em quedas d’água e poços pra banho. As trilhas são em meio à exuberante mata atlântica e a água é gélida, daquelas que lava a alma dos corajosos que agüentam o frio. Eu só entrei no primeiro dia - lavou a minha alma para os todos os dias seguintes, porque não me arrisco a entrar ali de novo não! Saí tremendo! Mas foi uma delícia.

A dose boa de generosidade veio também com a quantidade de chuva. Choveu todos os dias à tarde e em tres dias choveu quase o dia inteiro. Mas a barraca suportou muito bem e a experiência foi diferente e também agradável. Nos obrigou a ficar mais quietinhos dentro da barraca e não restava fazer outra coisa se não ler, escrever, editar fotos. Para os que me conhecem bem, sabem que eu gosto de uma partidinha de buraquinho, passatempo que a gente sempre faz depois do jantar. O João na verdade, inquieto como é, mesmo com chuva, se acabou de tanto fotografar. Largou a grande angular e se ateve aos detalhes da mata. Sacou a lente macro e saiu tirando fotos de insetos, de flores e de folhas.

Ele diz que através da fotografia, contempla universos em várias escalas. Desde grandes paisagens, como montanhas na Chapada Diamantina, ao micromundo de um simples tronco de árvore na mata, que abriga uma infinidade de vida em tamanho miniatura: texturas, formas abstratas e também muita vida.

Detalhes da mata - Fotos João

O camping que estamos fica na Serrinha, no município de Resende, na região de Itatiaia. Fica bem no começo da estrada de terra que sobe para Mauá. É do Camping Clube do Brasil e possui um terreno de nada menos que 250 mil metros quadrados de pura natureza. O camping existe há 35 anos e nos anos 80, segundo o administrador, vivia completamente abarrotado de gente. Foi o primeiro camping dessa região de Mauá e Itatiaia e nos grandes feriados chegava a ter 300 barracas no jardim do terreno. Hoje a procura é mínima. As pessoas acabam dando prioridade á badalada Visconde de Mauá/Maromba e o conforto e gastronomia de Penedo.

E é aqui que entra a pergunta que quero fazer pra todos que estiverem lendo. Por que a gente não passa mais tempo da vida acampando e curtindo a natureza? É tão bom, tão bom!

Claro, o ideal é ter uma estrutura, boa barraca, material de cozinha - o resto é luxo! Como nossa viagem é longa, temos realmente tudo que precisamos mas o que vale é o contato com a natureza!

O verde do camping e o clima mágico

Quer descansar no feriado? Quer estar em meio à natureza pra relaxar de verdade? Respirar ar puro, se desligar do dia a dia, do stress, da barulhada da cidade? Vem pra Serrinha! Vem pra esse camping! Sério! Estamos aqui em pleno feriado, num lugar enorme, super bem estruturado, com cozinha, banheiro com chuveiro pelando, sauna à lenha na beira do rio, cachoeiras para se tomar banho - e estamos praticamente sozinhos! O terreno é praticamente todo nosso!
www.campingclube.com.br

Cachoeira Véu de Noiva - Itatiaia

Estamos a poucos quilômetros do Parque Nacional do Itatiaia que tem coisas lindas pra se ver como a cachoeira Véu de Noiva, o Pico das Agulhas Negras e o Cume das Prateleiras.

Só conseguimos ir pra Itatiaia 1 vez por causa da chuva. Fomos na cachoeira Véu de Noiva e no lago Azul. O resto do tempo nos contentamos com as atrações do próprio camping como Poço das Esmeraldas e o Rio Sto Antonio.

Amelia no Rio Sto Antonio - Serrinha

O Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro parque do Brasil e já possui mais de 70 anos. Visitamos o Museu (Centro de Visitantes) que tem salas interativas e exposições de fotografias e é rico em informações sobre geologia, fauna e flora. Vale a pena.

Centro de Visitantes Parque Nacional do Itatiaia

Sábios foram meus avós que há anos vieram pra itatiaia passar a lua de mel!

A gente veio parar na Serrinha pois estamos no meio do caminho para Jacareí (SP). Lá vamos participar de uma atividade na Nazaré Universidade da Luz - um lugar que eu estou ansiosíssima para conhecer. É como um retiro com “vivencias” para estimular a pratica da “meditação, silêncio, cuidado amoroso, partilha, comunicação sustentável, liderança circular e responsabilidade sócio-ambiental”. Contaremos os detalhes da experiência em poucos dias! Até lá!


6 comentários:

Anônimo disse...

Oi meninos

Eu conheço Serrinha. Já estive aí nas minhas andanças com Wilson. Realmente a natureza foi bem camarada com esse lugar! Quedas d'água, trilhas, muito verde e muito frio, barulho de grilo, cigarras cantando, borboletas coloridas voando...
E agora, qual a próxima parada?
Vou passar aí perto na segunda-feira e vou ligar prá ver por onde vocês andam. Quem sabe a gente se vê um pouquinho?
Amélia linda como sempre, nas fotos produzidas pelo João.
Beijão meus sobrinhos queridos...
tia memey

Anônimo disse...

Oi, SOU EU, Bruna!!! Que bom voltar a acompanhar as peripécias do casal da aventura. Assim a gente aprende tb. As fotos estão lindas, as usual... Muitos beijos e já com saudades de novo. Hoje comi bifinho da SOS com farofa, purê e feijão do João. Tava booom...

Anônimo disse...

Vale não Bruna....Botando água na bôca da Mé....
Que delícia de lugar..que paz gostosa, um prazer de volta a natureza...tô sentindo que a coisa tá pegando....vai virar bicho do mato...è isso meninos, a volta ao lar , a mãe natureza..deu uma inveja boa desse lugar das vivências, da meditação, do contato comigo mesma...
Isso é muito bom...deu vontade de dar um pulinho até vcs...quem sabe...?
Beijo no coração, fiquem com deus..meu carinho de zul..titia

Amelia Clark disse...

Tias queridas!
Tia memey, nao acredito que vc vai estar aqui por perto?!! Me liga então!
Ti Eneida, aqui eu só to pensando em vc! vc tem que vir pra ca (Nazaré)! Entra no site!
bjs

Anônimo disse...

Oi meus amores!
Adorei ver as fotos, realmente é lindo este lugar!!!
Muita luz neste seguimento...
Amor,
Karla

Anônimo disse...

oi crianças. delicia vcs contando as experiencias, a maravilha de estar longe da poluiçao, das más noticias , do consumismo, dos "eventos"e perto da natureza.
se vcs tivessem uma barraca "Daslu". sei nao !!! bem que eu me aventuraria !!! Joao fazendo comidinha e massagem , Amelia fazendo carinho, acho que até minha cadeira de rodas iria ficar feliz!!! quem sabe um dia, eu possa fazer tudo isto ? quem sabe???? mas estou viajando atraves das lentes do Joao e dos seus poemas, baby!!
e quer saber?? to dormindo no quarto de voces !!! hahahaha!!!
entao , keep on moving !!!
love com muitas saudades !!!