6 de fevereiro de 2009

CARAÍVA


Pra quem viaja pelo litoral da Bahia, Caraíva é parada obrigatória. Eta lugar charmoso! Fica na península entre o rio Caraiva e o mar. O charme do lugar começa já na chegada quando pega-se uma canoa pra atravessar o rio. E se tiver muita bagagem, do outro lado do rio você paga para uma charrete movida a mula levar sua bagagem até uma casa ou pousada.



A vila é toda calçada com ruas de areia. As casinhas coloridas ficam discretas entre tantas árvores. A vila só passou a ter luz elétrica faz um ano, mas continua com pouca luminosidade nas ruas, aumentando o charme e produzindo o céu estrelado mais bonito que eu já vi – sem exageros – parecia cenário de cinema, estrelas dos pés à cabeça!

Caraíva é o lugar pro viajante que gosta de uma natureza ainda preservada mas não gosta de exílio total. A praia é bem extensa e é frequentada apenas próxima a vila a saída, mas ela se prolonga em grande trecho deserto até chegar em Barra Velha. O mar é calmo e fica com uma cor esverdeada linda quando a maré fica alta. Cruzando o rio, pode-se camihar até a famosa praia do espelho. No areal onde o rio se junta com o mar, as crianças brincam até anoitecer e a paisagem fica mais bonita ainda com o céu todo estrelado. Ao mesmo tempo, tem muita badalação pra quem quer. Bons restaurantes, lojas diferentes, boas pousadas e um excelente forró que vara a madrugada todas as noites. Durante o verão tem também um grupo de chorinho que toca numa pizzaria e é digno de aplausos de pé.

Tivemos pela primeira vez na nossa Expedição a companhia de mais dois viajantes. Natalia e Diogo são de São Paulo e estavam viajando pela Bahia durante as férias. Nos conhecemos no passeio de Abrolhos. Estavam hospedados na mesma pousada que a gente e, com o mesmo espírito aventureiro de acampamento e viagem não programada, iam seguir rumo à Caraíva.


(Nat e Diogo)

Não sabíamos exatamente como ia ser essa experiência. Sempre quisemos ter companhias temporárias durante a viagem - além de quebrar a rotina, faz a gente aprender coisas novas - mas a verdade é que eu e o João temos muitas idiossincrasias. Como bons capricornianos (o ascendente dos dois!) temos manias, processos, gostamos das coisas do nosso jeito. Mas pra Natalia e pro Diogo simplesmente não tinha tempo ruim! Que pessoas generosas! Diogo estava sempre falando alguma coisa engraçada e a Natalia espalhando a sua doçura. Ela é professora de dança e pilates e ele é engenheiro. O João aproveitou pra pedir dicas de exercícios e eu aproveitei pra ele consertar tudo quanto é tipo de coisa que precisava de arrumação ou soluções engenhosas. Os dois eram bem diferentes da gente e foi muito bom ver um casal “recém juntado” tendo sonhos tão diferentes dos nossos com as mesmas chances de acertar, cada um no seu mundo.

(Acima a casinha que alugamos e abaixo a rua mostrando a distância que estávamos da praia)


Alugamos uma casinha muito confortável a pouquíssimos metros da praia. Ficamos 5 dias em Caraíva e os dias consistiam em relaxar naquela praia linda, passear pelas lojinhas, fazer umas caminhadas e, quando sobrava fôlego, dançar um forrozinho.

Em um dos dias João, Natália e Diogo foram conhecer a aldeia dos índios Pataxós que fica às margens da praia de Barra Velha, há 7 km de Caraíva. Eu preferi ficar em casa por causa do excesso de sol. Na caminhada pela praia João encontrou algumas crianças indígenas pescando e quando chegou lá conversou com alguns índios que lhe explicaram um pouco sobre a vida na aldeia. A aldeia de Barra Grande é considerada a aldeia mãe, ou seja, a primeira e principal da região. Os índios vivem basicamente do extrativismo, inclusive dentro da uma Reserva Extrativista de Corumbáu.

"A Reserva Extrativista é uma Unidade de Conservação destinada à exploração auto-sustentável e conservação dos recursos naturais renováveis por populações nativas e extrativistas. Tem como próposito garantir a terra as famílias nativas e extrativistas, conservar os recursos naturais por meio de sua exploração sustentável, organizar, capacitar ou fortalecer o processo de organização dos moradores para a co-gestão com o IBAMA dos espaços e recursos naturais, e implementar alternativas de renda que propiciem a melhoria da qualidade de vida das famílias que habitam na área".

Os índios da aldeia vivem basicamente da exploração dos recursos naturais da região para produzir o artesanato feito de fibras naturais, madeira, sementes... E também da pesca. Mas percebemos que eles vivem hoje com muitas dificuldades econômicas e sociais.

Nesse mesmo dia eu recebi a visita de duas crianças, ambos da aldeia, que entraram pra consertar um móbile que eu tinha comprado dos índios e que tinha quebrado. Era um casal, não eram irmãos, deviam ter em torno de 11 anos. Ela é filha do cacique. Foi um encontro especial que palavras não descreveriam. Não sei explicar o porquê. De qualquer maneira, o que vale dizer aqui é que as crianças estavam simplesmente mortas de sede e fome. Durante as férias escolares saem todos os dias pra vender artesanato em Caraíva. O café da manhã consiste em uma xícara de café. Depois caminham 7 km pra chegar lá e passam o dia de baixo do sol abordando turistas. Só comem ou bebem água se venderem alguma coisa. Naquele dia já eram 3 da tarde e como não tinham vendido nada, não tinham bebido nem um copo de água desde de manhã, muito menos almoçado. Se não vendem nada, voltam pra casa (mais 7 km) por volta das 5 da tarde pra comer. Fiquei mexida.

(Crianças da aldeia que me visitaram em casa)

Lógico que servi eles de água, dei barras de cereal (gentilmente cedidas pela Nat) e fiz um sanduíche. O problema todo é que eu queimei os sanduíches! Os dois! Quer dizer, o dela só tava torradinho, do jeito que eu gosto com o pão mais escurinho, mas pra ela tava queimado! O dele... bom, o dele eu queimei mesmo! Ah, e fiquei tão entretida com os dois que, acreditem ou não, também queimei o feijão que tava no fogo! Aliás, agora mesmo escrevendo esse texto, acabei de queimar a batata suíça que tava na frigideira - s-é-r-i-o!!!!!! ☺

Antes de irem embora eles me presentearam com uma pulseira e dois garfinhos de madeira. Acabaram deixando cair também um colar. Guardei os objetos como se tivessem sido presentes divinos... Porque foi uma troca divina!


(Linda índia Pataxó posando com o bicho preguiça)

Bom, depois de nos presentear com um guia só de praias, algo que estamos usando intensamente, o casal foi embora, rumo à SP.
Obrigada por tudo casal! Espero continuarem nos acompanhando pelo menos virtualmente!
E nós seguimos para Santo André.

8 comentários:

Anônimo disse...

oi meninos. que bom que a viagem continua sendo linda e prazerosa pra voces dois.
caraiva me pareceu mesmo mto linda e Santo Andre , ja ouvi dizer que é maravilhoso.
achei que vcs tinham gostado da parada no Cub Med, mas me parece que nao tanto né? senao mereceria uma citaçao. Lamento... Eu acho lindo o local ,o village, a comida gostosa. Mas cada qual no seu quadrado.
aproveitem bastante.
bjs
mummy

Anônimo disse...

É sempre MUITO bom passar por aqui e dar uma espiadinha nas histórias...adorei!! Sigam em paz!! Bjs com o carinho de sempre, Sabrina :)

João Vianna disse...

Mae, vc é muito engraçada!!
Club Med foi DEPOIS de Santo André!!!
Então ainda está por vir!
bjs!!!

Anônimo disse...

Vocês duas são muito engraçadas....ahahahahaha
Já me diverti muito, imaginando a carinha da mummy e a resposta da Mé, com aquele ar de menina arretada, cabeça inclinada balançando os cabelos e caretando....
Assim vi vcs
Beijos titia

Anônimo disse...

Fala João !!!
To com planos de ir pra caraíva agora no Carnaval....Já eh o terceiro ano q planejo ir pra la ...rs.
Continuo acompanhando vcs aki !!Grande abraço
Marcio Mega

Anônimo disse...

Meninos.....Melhor Memé e João.........
ESTOU COM SAUDADESSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS......Dá prá entender....?
titia...
Chega uma hora que não dá mais....de tanta saudade..beijoooooÔÔ...

Anônimo disse...

Olá!!!
Não conhecia Caraiva, mas agora, depois de ler vocês, já tenho alguma idéia desse lugar gostoso!
Adorei a casinha verde, pertinho da praia.
O lugar parece tão mágico, que até o cheiro do feijão queimado passou desapercebido...
E no Carnaval, onde vocês estarão?
Beijos e saudades...
memey

Anônimo disse...

http://imovel.mercadolivre.com.br/MLB-763093464-casasitiobangal-em-caraiva-casa-de-madeiras-nobres-_JM

TEnho uma linda casa de madeira com varanda de deck e muito verde, proxima ao rio caraiva e mar. Interessados entrem no link e façam contato