23 de janeiro de 2009

Chegando na Bahia

(Praia do Tororão)
Nosso primeiro destino na Bahia foi Caravelas. Na pacata cidade o vaivém dos barcos de pescadores é o que mais tem de movimentado. Viemos para cá com a intenção de ir pra Abrolhos. Conhecemos Laila e Thomas que operam uma empresa de turismo e mergulho e marcamos o passeio para o final de semana.
(Detalhes da cidade de Caravelas)


Enquanto o dia do passeio não chegava, fomos para Cumuruxatiba, próxima a mais conhecida cidade de Prado. A região possui 80 quilômetros de costa com diversas praias e falésias maravilhosas pra conhecer. Aliás, tudo na Bahia parece maravilhoso. Mal chegamos aqui, há menos de uma semana, e parece que já faz mais de um mês que estamos nesse rico pedaço do nosso imenso Brasil. Acho que se mudássemos a Expedição Águas do Brasil, para “Águas da Bahia” poderíamos ficar um ano só viajando por aqui.
Passamos o dia dirigindo pela costa numa estrada de terra bem ruim que acabou quebrando algumas de nossas coisinhas devido à trepidação. Primeiro paramos na Praia do Farol e já foi motivo pra ficarmos extasiados. As nuvens formavam desenhos no azul do céu que contrastava com a areia e as falésias. Muitas fotografias, claro!
Depois continuamos para as praias da Amendoeira, Tororão e das Ostras – todos pontos belíssimos e muito pouco visitados devido à distância. Voltamos para almoçar na praia da Paixão e comemos nossa primeira moqueca bahiana. O restaurante era de beira de praia, bem simples, mas minha nossa, que moqueca!
O João tava insistindo em acampar na praia, queria dormir vendo as estrelas e ouvindo as ondas. Eu já estava exausta dos muitos quilômetros percorridos e do calor e não consegui discutir, faz parte da aventura, vamos lá montar a barraca na praia então!
Dormimos em Cumuruxatiba. Passei o fim da tarde estirada numa cadeira na beira do mar lendo e o João, sempre energético, fazendo amizade com todo mundo que aparecia. Fez amizade com o dono de um bar na beira da praia, também viajante como nós, que acabou nos convidando para acampar lá mesmo e usufruir do seu banheiro com chuveiro. Bom, pelo menos eu tive banheiro e chuveiro!

O nascer do sol foi lindo e devidamente registrado. Tomamos um bom café da manhã e partimos pra última praia que queríamos conhecer, há 18 km. Chegamos à Barra do Caí, uma extensa praia deserta de areias claras, margeada em grande parte por um belo e rico manguezal onde o João conheceu um jovem pescador nativo chamado Alcimar, que de novo o fez lembrar da infância no pequeno mangue da praia grande onde brincava com caranguejos. Ficamos impressionados com toda aquela paisagem.

Voltamos então para Caravelas para descansarmos para o dia seguinte que seria a partida do barco para o arquipélago de Abrolhos. Até lá!

4 comentários:

Anônimo disse...

Meus queridos
Não tenho entrado no Blog pois passei 10 dias em Cabo Frio, no Peró, onde aluguei uma casa para curtir o Gabriel e a Carol. Chegamos hoje e ao entrar fiquei feliz pois conheço bem toda essa região. Eu não sabia que vocês estavam por aí. O Wilson tem uma casa em Cumuruxatiba, que está fechada e ele aluga no verão. Se nós soubéssemos que vocês estariam aí, ele emprestaria a casa prá vocês. Ela fica bem na beira da praia. Não sei o estado que a casa se encontra, pois tem 3 anos que ele não vai aí, mas uma moça toma conta de tudo prá ele. Caravelas foi uma das melhores viagens que nós fizemos, justamente para pegar a lancha voadora para Abrolhos. Vocês vão amar esse lugar maravilhoso, riquíssimo em fauna marinha e repleto de atobás! Curtam por mim esse Paraíso!
Beijão e muitas saudades...
tia memey

Pedro Ielpo disse...

Meus neguinhos,
Fico diariamente entrando no blog procurando notícias... Fiquem com mais uma certeza... Junto com aqueles "Santos", esqueci de mencionar. Peguei carona nesse barco também!!! Amo muito vocês!!!
Beijos com muito mais gosto de meleca.

Anônimo disse...

john boy e baby ohoh. que fotos lindos e praias idem!! a Bahia realmente é tudo de bom! acho que eu gostaria de me aposentar la onde a dinda Martha mora. é tudo de bom.... a magia da Bahia . ainda mais vcs curtindo com as fotos , namorando, podendo andar por ai . qta coisa boa né?? parabens pelas fotos. quero ver fotos de vcssssssss!!!!!!!!!!
love you soo

Nosso Blog disse...

Estou louca para ler e ver relatos de Abrolhos!!! Vivi um momento inesquecivel por la (lindas paisagens, engarrafamento de peixes, baleias jubarte, tempestade e MUITO enjôo!!!).....
Ansiosa pelas cenas do proximo capitulo!!!!!