20 de janeiro de 2009

Itaúnas: de passagem pelas dunas


Saímos do Rio no dia 11 de janeiro rumo ao nordeste, uma longa viagem para chegar ao sul da Bahia. No primeiro dia, depois de muitas horas no volante atravessando o norte do Rio e praticamente todo o Espírito Santo, decidimos parar e descansar numa pequena cidade chamada Linhares. Dormimos bem e seguimos no dia seguinte para uma das últimas vilas do litoral do Espírito Santo. Passamos por Conceição da Barra onde almoçamos e seguimos para o nosso destino, a pequena e agradável vila de Itaúnas, A região é conhecida por suas dunas que há 50 anos invadiram a antiga vila e cobriram de areia todas as casas lá existentes, com exceção de uma, que está lá intocada até hoje e cujo morador faleceu no ano passado.
Relatos históricos indicam que entre os anos 30 e 40 o uso indiscriminado dos recursos florestais da restinga, associado aos fortes ventos na região, provocaram o desaparecimento da antiga vila.

Os atrativos da região ficam dentro do Parque Estadual de Itaúnas, que foi criado em 1991 para preservar ecossistemas da mata atlântica, como a restinga, o manguezal, entre outros. Além de proteger as tartarugas que desovam no litoral. No parque se desenvolvem atividades de educação ambiental, fiscalização, ecoturismo, pesquisa e monitoramento ambiental. Essas atividades contribuem para a preservação dos recursos naturais e várias delas contam com o envolvimento das comunidades que vivem no entorno.

No parque pode-se fazer trilhas a pé, de bike ou a cavalo. Passeio de caiaque também é uma opção para quem quer um contato ainda maior com a fauna e flora nas regiões alagadas. Monitores e condutores ambientais ficam disponíveis para atendimento aos visitantes e condução de trilhas. Recomendo também uma visita ao centro de visitantes do parque para conhecer melhor sua história, ver a exposição arqueológica e do projeto Tamar.

A vila é considerada a capital do forró, onde o ritmo nordestino anima os visitantes e nativos todas as noites. Não deixamos por menos, mesmo cansados, Amelia e eu nos rendemos a um arrasta pé bem coladinhos, isso depois de curtir uma praia e de namorar nas dunas vendo a lua nascer. Nada mal para o início da viagem!
O calor foi o que nos pegou de surpresa! Ficamos sabendo que as temperaturas bateram recordes nestes dias atingindo até 45 graus em Petrolina.
Passamos somente um dia em Itaúnas, seguindo então para o sul da Bahia. Almoçamos em Alcobaça e seguimos em direção à Caravelas para conhecermos o arquipélago de Abrolhos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá viajantes... Quando li que estavam em Itaúnas, já ia mesmo perguntar se não tinha rolado um arrasta pé, mas aí li o último páragrafo e fiquei sorridente! Que bom que as formiguinhas estavam com vocês nesse dia. Realmente, um belo recomeço.
Bjks,
Cacá

Bozzi disse...

A

Bozzi disse...

Comecei a estrever e postei sem querer!!! Amor, que saudades...linda a viagem para a Bahia hein!! Lugar incrível. Passa bastante protetor viu!!! Ah! Vou pular o carnaval com a Karina, você bem podia estar aqui também!! Quem sabe??? Te amo muito! beijocas!!

AYAM disse...

ah.... puxa só um dia!!!

lugar lindo demais, ver o blog de voces me lembra a viagem que fiz de carona pelo Brasil por todo o litoral de Sampa à Bahia, que delicia rever todos esses lugares lindos e.. nossa, passaram por Santo André, entre outros mui lindos!

Grata por encher meu coraçao de amor e boas lembraças e por todas as pessoas linda que a gente conhece no caminho e que nos ensinam tanto!

beijos e carinhos
saudades!

ei, nao vao passar por Brasilia? Ah, vem aqui conhecer o santuario onde moro... tem cachoeira e a mata do cerrado numa casinha permacultural, show!

espero vcs? boa viagem!