26 de abril de 2008

Morretes

Saímos de Curitiba em direção a São Paulo e entramos na Estrada da Graciosa que faz jus a seu nome, entre as sinuantes curvas a exuberância da mata atlântica, para chegar até Morretes. Nessa época do ano ela não está tão florida, mas contemplamos as belezas do caminho entre seus muitos tons de verde, grandes árvores e muitas bromélias floridas.
Morretes é uma cidade histórica fundada em 1733. É extremamente charmosa com casarões antigos a praças muito bem cuidadas. É conhecida principalmente pelo seu prato típico, o barreado, por sua “cachaça morreteana” e por ter rios bons para a prática do rafting e bóia cross.
Chegamos e almoçamos num restaurante típico, mas comemos frutos do mar ;-). João não come carne e eu mesma confesso não ter muita vontade de comer um prato que fica um dia inteiro enterrado debaixo da terra com as partes menos nobres do boi cozinhando... Dizem que é uma delicia, mas preferimos um peixe com camarãozinho que vêm de pertinho, já que estamos a 20 km do litoral.
Depois do almoço fomos a busca de um lugar pra acampar. Achamos um espaço perfeito em Porto de Cima (6 km de Morretes). Um sitio de um casal de japoneses com um jardim enorme, com belíssimos bambuzais de mais de 40 anos. Acampamos de baixo de uma árvore, montamos uma mesinha com toalha e colocamos toda a nossa “parafernália” de camping pra funcionar. Nos sentimos como crianças finalmente podendo curtir a brincadeira. Era um momento que realmente estávamos esperando, o de acampar! No dia seguinte bem cedo fizemos a primeira trilha da expedição. Iniciamos a subida às 10 da manhã e retornamos às 5 da tarde. Uma trilha lindíssima dentro da mata atlântica, preservada por estar dentro do Parque Estadual Marumbi. Muitas e muitas árvores, bichos e sons. João parava a cada dois passos pra fotografar. Fizemos vários filminhos pra compartilhar, mas não estamos conseguindo baixar na internet. www.sosmataatlantica.org.br
A trilha foi em direção à cachoeira Salto dos Macacos, com 70 metros de altura. Não subimos até o último da seqüência de vários saltos, mas a cachoeira onde chegamos já valeu demais o banho. Principalmente com a canseira que tomamos! Estávamos muito felizes de finalmente poder nos enfiar na mata, exercitar, fotografar, tomar banho de cachoeira, etc.
À noite voltamos para o acampamento e estreamos nossa cozinha “móvel”. João fez um super macarrão integral com tomate seco e bastante alho.
No dia seguinte resolvemos descansar da “pauleira” do dia anterior. Acordamos com o calor do sol (a temperatura cai muito a noite e de dia o sol esquenta para uma temperatura bem agradável), fizemos Yoga e tomamos banho de rio.
O sitio do Sr. Chiro, onde estamos acampando, é na beira no Rio Nhundiaquara, o rio que corta a cidade. Água muito fresca e cristalina! Uma delícia. Muito "luxo"!
À tarde passeamos pela cidade e conhecemos o Marcos Kaniak, dono do “Templo dos licores” onde ele produz artesanalmente dezenas de sucos e licores, e experimentamos maravilhoso suco de banana cuja receita é um grande segredo. Descobrimos que é feito de banana, água, cravo e canela, uma delícia! Ele foi muito simpático e nos deu ótimas informações sobre a região já que vamos ficar mais alguns dias! Quem se interessar pela região o site http://www.morretes.pr.gov.br/ tem boas informações.

3 comentários:

Unknown disse...

Noooossa, que delícia! Eu aqui na ponte aérea tendo que me contentar com o cano das Paineiras! Pela descrição o lugar é bem inspirador... Já inaugurou o colchão ultrasonico pra ver se ele funciona mesmo?
Um beijo enorme nos dois!
Cacá

Anônimo disse...

Oi Amélia, Oi João!!!!
Saudades de vcs!!!! e curtindo muito cada novo relato dessa "viagem"...alias Memé, vc escreve muuuuito bem!!!!! é uma delícia ler suas impressões!!! Já enviei uns comentários que não sei onde foram parar...rsrs, falta de traquejo sabe como é....rsrsss. Quero ver mais fotos,viu João!!! e saber mais....bjs titia de Ctba.

Unknown disse...

joão!
é a jeh...filha da karla, de noronha!

quantas saudades!
teu blog tah show!
amei!

agora que eu sei....to passando aqui direto!

amo vc!!!

beijos!
se cuida!