30 de abril de 2008

http://www.museunacionaldomar.com.br/

“(...) Porque um dia é preciso parar de sonhar,
Tirar os planos das gavetas e,
De algum modo começar. (...)”
Amyr Klink

Saímos de Morretes ainda debaixo de chuva com destino à Bombinhas em Santa Catarina onde participaremos do Encontro do Bem (Yoga) e encontraremos a Tammy, minha amiga de Noronha e aniversariante! Neste roteiro incluímos um desvio de uns 50 km para conhecer o Museu do Mar em São Francisco do Sul. Chegamos lá à tarde, almoçamos e fomos para o museu. Ficamos encantados com a beleza e sua riqueza de informações, que tem como finalidade valorizar a arte e o conhecimento dos homens que vivem no mar. O museu tem um acervo com mais de 60 barcos em tamanho natural e cerca 200 peças de modelismo e artesanato naval, tudo identificado com textos e imagens explicativas. São cerca de quinze salas temáticas incluindo dioramas, que são uma representação cênica de algum tema (foto abaixo).

Como não poderia deixar de ser, a mais emocionante das salas que visitamos foi a do Navegador solitário Amyr Klink do qual somos fãs. Conhecemos desde a sua primeira canoa (Max), que ele comprou com 10 anos de idade (depois de muito insistir com o canoeiro que não queria vender de forma alguma), assistimos emocionados parte do documentário “Mar Sem Fim” (que recomendamos!) e ficamos impressionadíssimos ao ver o barco que ele usou para atravessar o Atlântico da África até o Brasil remando, relatado no livro “100 Dias Entre Céu e Mar”. Sua sala conta sua história e seu grandes feitos. Ficamos ainda mais fãs ao conhecer um pouco mais de suas jornadas.
Seguindo viagem, chegamos à Bombinhas e encontramos a Tammy e sua linda família. Ela conseguiu pra nós uma casinha pra passarmos dois dias antes do evento de yoga, o que foi bom já que estava chovendo para acamparmos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Viajando junto. Páro e penso na frase de vocês - “(...) Porque um dia é preciso parar de sonhar,
Tirar os planos das gavetas e,
De algum modo começar. (...)” e sigo, ainda, com os meus planos na gaveta mas por ora tem de ser assim, um dia vôo, um dia sonharei absolutamente acordada. Enquanto isso, a viagem de voc~es me abastece de certa forma!! Tudo de bom!!!!! Divido meu últimos devaneios com vcs.

'Tamo' aí no mundo, não pra se isolar, mas pra se misturar e fazer boas receitas... tentando sempre a reunião, o grupo, por mais que os dias queiram ser individuais, que tudo nos leve pro individual, pros pequenos (e quase sempre) neuróticos grupos.

Eu quero a rua! pessoas! gente!

Vou procurar minha turma, que de ilha, profundezas, me basto.
Conheço meus abismos, tenho momentos frequentes de mergulho no azul... e graças a meu bom Pai, cada vez menos medo tenho dessa tamanha humanidade, eterna, contraditória, bonita em suas imperfeições, a semelhança do criador... que sou! que somos todos nós...

Beijos carinhosos, Sabrina

Anônimo disse...

Olá viajantes...Tenho acompanhado a viagem de vcs e aproveitando viajando junto é claro...Quanta aventura, nossa! aquela subidinha,
fiquei até aliviada quando vcs decidiram parar...já foi bem interessante a subida, cheia de desafios,ótimas descobertas né Mé...
Estou adorando e admirando essa viagem ...muito bom, descobrir novas formas de viver, sair das mesmices...reinventar a vida...Ter tempo pra pensar e criar, só assim mesmo, saindo desse mundo doido que escraviza nossa mente. Isso mesmo príncipe e princesa vivam essa aventura, com amor, respeito e carinho com os seres da natureza, fazemos parte de tudo isso..Somos todos importantes nesse planeta de Amor...Meu carinho , beijo no coração e recebam o calor do meu abraço...titia

Anônimo disse...

Olá, queridos viajantes. Somente hoje me atualizei das notícias.
Que incrível essa passagem pelo Museu do Mar... o Paraty é desafio para poucos, não é? Pensar em tudo que o Amir passou ali, sentado, guiando seu destino e sua vontade, é de arrepiar.
Estou adorando "nossos momentos", a cada dia, me divirto muito com as notícias de vcs. Aproveitem tuuuudo!!
Beijo
Taga