26 de junho de 2008

Lagoa do Peixe (RS)

Saímos de Praia Grande (SC) e depois de algumas horas de viagem, após errar o caminho - que nos custou mais 80 km - chegamos ao nosso primeiro destino no Rio Grande do Sul, a cidade de Mostardas.


A cidade é um dos portões de entrada para visitar o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, que abrange uma extensa planície costeira, recortada por áreas de matas e banhados e uma enorme lagoa de 40 km de extensão e 1,5 km de largura, e abriga diferentes ecossistemas. Ele foi criado em 1986 para proteger este que é um dos maiores santuários de aves migratórias do Hemisfério Sul. Cerca de 26 espécies de aves partem do Hemisfério Norte e outras 182 visitam o parque durante o ano.

Chegamos na cidade a noite e pernoitamos num hotelzinho, já no dia seguinte consegumios alugar uma casinha na beira da praia, num vilarejo conhecido como Praia Nova, a 10 km da cidade. A vida no vilarejo é totalmente pacata, só chegam dois ônibus por dia vindo de Mostardas.

No dia seguinte saímos para passear pela praia e encontramos apenas aves, muitas aves, inclusive pinguins, que chegam trazidos pelas correntes marinhas, muito fracos e sujos de óleo. A maioria deles morre pela falta de cuidados, já que o centro para tratamento deles fica a mais de 150 km daqui. Encontramos também um lobo-marinho, que também não estava muito bem.


No dia seguinte fomos até a Lagoa do Peixe e lá... (ver vídeo)



Recuperados do susto de ontem, hoje voltamos ao vilarejo para pagar pelo "resgate", pois estávamos sem dinheiro na hora. E passado o "estresse" na verdade ficamos felizes pelo acontecimento, por poder retribuir ao prestativo "anjo" que nos resgatou. Pra vocês terem uma idéia, o carro dele parecia o dos Flintstones, dava pra ver o chão de dentro do carro e a ligação era feita com o contato de fios pendurados ao lado da direção!

A tarde aproveitamos o tempo chuvoso para ir à cidade e colocar o nosso blog em dia (estamos sem conexão na praia) e fazer um programa cultural. Conhecemos um pouco do artesanato de lã, famoso na região, e visitamos a Casa de Cultura onde fomos muito bem recebidos pela Luiza, uma sorridente funcionária que nos deu muitas explicações.

Continuaremos por aqui por mais alguns dias para conhecermos melhor a região e a Laguna do Patos.

Até breve!

18 comentários:

VIda, Amor e Querer disse...

Minha nossa!!!!! Atolados!!!

os meninos devem ter ralado muiiito!! É isso mesmo, tá na chuva é pra se molhar, ou melhor, andou de carro na beira do mar é para atolar.. rsrs

Parabéns à todas as aventuras que vocês estão vivendo lado a lado!!

Bjs,

Aline Gall

Anônimo disse...

babyohoh.Mas que caca!!!!!!!!! que casalzinho mais "atolado"!!!!se nao fossem as fotos lindas , eu diria que esta etapa tá sendo ......uma roubada, hein?? Meu Deus, como vc consegue viver sem Gilmoregirls, Sex and the City,House e sem........mim??????????????Entro no seu quarto, vejo suas roupas lindas, sinto seu cheirinho gostoso, seus desenhos lindos, suas historias contadas num quadrinho completo e me dá uma saudade danada........ to "atolada"nesta saudade.
mas saber que voce tá bem com seu John Boy , é um bálsamo.....
fique bem , com juizo e de um beijo no pinguim.

Anônimo disse...

Ufa!!!!! cansei só de ver a luta do João p/ desatolar!!!! e Viva a velha pick-up do anjo da guarda!!!!!
O RGS, é um estado muito bacana,onde se come muito bem!!!!! ceda ao churrasco João!!!! vcs vão ver que delícia....bjs saudades Esther

Anônimo disse...

Hahahaha! Excelente o video... O João atolado parece estar amassando uva com pé. Sabe do que se trata? Aproveitem bastante a praia deserta que é do mundo, mas nesse momento é de vocês!
Bjs enormes,
Cacá

Anônimo disse...

Que aventura louca!!!! Garanto que agora vocês vão ficar mais temerosos de entrar com o carro na areia. É assim mesmo a vida... a gente aprende com as experiências vividas. Que anjo mesmo aquele homem maravilhoso que apareceu para resgatar vocês. Imagino o sufoco!!!
Não tenho escrito muito porque estou também atolada em compromissos com o Jacobo e a Cleah, que chegaram no dia 18, fora os que já tenho normalmente. Mas estou sempre pensando em vocês. "E por falar em saudade, onde andam vocês..."
Beijos da tia Memey

Anônimo disse...

baby . e entao? onde estamos agora? ja perto de POA? aqui vamos indo bem. Bububa chegou ontem de NYC toda feliz & so Claudio. Fiz algumas encomendas , inclusive de um "neto ou neta", mas na mala só estavam os perfumes, uma pulseira linddddddddddaaaaaa Tiffany's ( dica da tia perua Eshter ) um porta note books maravilhoso, mas nao vi netos....
ontem fomos ao casamento da filha da Dayse e do "Pai André". foi muito lindo , angelical e animado.
dancei muito, comi e bebi todas!!!
hj almoçamos tb com Bububa , CRAUDIO e a familia dele e agora estou vendo o fim do domingo passar , imaginando como será que vc está, em que pedaço deste planeta terra, que experiencias vivendo. como estará John Boy ?
mande mais noticias, mais fotos, mais filmes ( sem atolar plesea!!!) mais beijos, mais cartazes de saudades.
e continue salvando o nosso planeta
te amo

Anônimo disse...

QUE DELÍCIA ..ESSA MÃE QUE ESCREVE.SEI BEM COMO É ISSO..SAUDADE...FILHOS SÃO COMO UMA CONTINUAÇÃO DO NOSSO CORPO...E QUANDO SAEM..PARECE QUE FALTAM PEDAÇOS..MAS QUE FAZER NÉ..NÓS SAÍMOS, NOSSOS PAIS SOBREVIVERAM.E VAMOS CONSEGUIR COM GARRA.
LINDINHA, HOJE SÃO DIFICULDADES, AMANHÃ SERÃO EXPERIÊNCIAS ALGUMAS COM SAUDADES E RISOS. APROVEITEM..SE ATOLAR DÁ-SE UM JEITO COM J OU COM G TUDO SE RESOLVE....BEIJOS DA TITIA QUE TE AMA..EU

meu computador também atolou...e aí...preciso de um anjo que me ajude...se vc encontrar um aí na praia pede pra vir aqui em casa ?

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Amélia querida!
Estou com o papelzinho com o site de vcs anotado aqui na minha frente desde aquele dia em que nos encontramos no shopping (lembra?!), quando vc estava tirando ‘férias das férias’! rs...
Só hoje tive um tempinho para olhar tudo - queria fazer com calma, aproveitando!
Nem preciso dizer que ADOREI! Tudo! As fotos, os vídeos, as histórias, mas principalmente a coragem de vcs. Queria muito fazer isso um dia! Conhecer lugares (praticamente) desconhecido, pessoas bacanas no meio do nada, natureza virgem! Quem sabe não me animo com a viagem de vcs...
Estive com a família Clark no último mês mais vezes do que no último ano! Uma delícia!! Continuam todos os mesmos amores, só com muitaaaa saudade de vc. Tia Neide então nem se fala!
Aproveitem aí e vou passar mais vezes para 'ver' vcs!
Beijo enorme pra vc e no João também!
Andrea (Roque)

Anônimo disse...

Caramba, que legal ver essa galera toda comentando o site da Memé! Dedéa, até tu, tatu? Parece até que a viagem deles tá servindo pra um monte de gente se falar e até se conhecer.
Bem, que p-hang, não? E um lava-jato, rola por aí? Tem ketchup aí?
É dijon? HAQUAQUA. Beijos e saudades, Bruna

Anônimo disse...

quem é este chato que assina "NANDO"???
acho que ele tá com inveja da viagem de voces,
contem pra ele como vcs caminham a pé. Nao deve ser de Floripa!! a turma de Floripa é alto astral.....
e senso de humor dele é zero né?
afffffffff
bj

Anônimo disse...

Olá meus amigos, passei por aqui p dar um bjao no coração de vcs. Essa de atolar foi engraçada, aposto um din din que o João era quem estava dirigindo.hahaha. Mais uma p contar...

Anônimo disse...

hi baby & john boy.

entao vcs agoram estao perto de POA?? Ba che! que delicia!!
já rolou um chimarrão? um chá mate?
e o frio? cade as fotos lindas?
ta fazendo falta........
aliás, nem me falem em falta!!
eu to começando a ficar deprê!!
faz o seguinte: vem ver o Theo que deve estar lindo , fofo e saudoso da madrinha, daí vc dá uma passadinha aqui em casa, come uma comidinha da Socorrinho ( afinal nao é da comida dela a maior saudade??), ve as compritas que eu trouxe pra vc, come um chumbinho da Kopenhagem, ve suas amigas , sua irma que tambem esta com saudades, seu daddyohoh de moto e lentes de contatos e daí..........eu aproveito e te dou muitos beijos, iguais aqueles que eu deixava no seu pillow, qdo viajava. How about??????????????
ah !! me esqueci!! ainda te levo pra comer no bistro do Trois Gros e compro todos os temperos de comida que voce gosta...
quer mais alguma coisa??????
please, volta pra mim!!!
só um pouquinho.
nao posso nem mais tomar um porre de saudades pois agora é lei!!! bombom de licor ,se a policia parar, dá CADEIA!!! Pode???????
deprimi.........
bj

Nosso Blog disse...

Poxa, essa chantagem da Neide foi forte hein, se fosse eu pegava um aviao correndo!!!!!!! Beijinhos para o casal e para essa mãe apaixonada também!
Da Lê

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Caracoles!!! Na hora vcs devem ter pensado que o carro ficaria lá, no meio da praia deserta...Mas vibrando em sintonia com o Universo, as coisas fluem para o lado positivo, e na hora apareceu o "Anjo" de vcs.
Amélia, esse foi o "Anjo da Salvação" (fazendo um parênteses aos anjos que tiramos nas Danças Sagradas, no Encontro doBem...).
Bom, continuem vibrando nas frequências elevadas, para que cada Caminho seja abençoado e cheio de alegrias.
Beijos nos corações. Saudades! Rachel

Unknown disse...

Honey- que atolacao!!! To com saudades baby- ce sumiu!! To muito precisando falar contigo- o meu carrossel esta totalmente lotado e enlouquecido-serio!!! Me liga plssss! Ah, os cremitchos ficaram na portaria uns dias e depois a minha mae pegou de volta- qq coisa me avisa, ok? Bjs!!! Saudades!!!

Anônimo disse...

ai caramba!!! me esqueci das encomendas na portaria da Karina...
eu passei por la na semana passada e nao estava mais. Karina!!! SE VOCE LER , PEDE PRA COLOCAR DE VOLTA NA PORTARIA POR FAVOR!!!!!!!!!!
E LÉ......VALEU PELA FORÇA!
TO COM SAUDADES MESMOOOOOOOOOOOO
E VC BABY , SORRY MAS EU VOU DAR UM JEITO
BJS